A Era de Aquário

O fenômeno da precessão dos equinócios, que ocorre a cada 2 mil anos, é considerado pela Astrologia como marco de um ciclo histórico para a humanidade, no qual predominam os valores sociais, culturais e religiosos relacionados com o signo que rege a era vigente. A última era foi regida pelo signo de Peixes e caracterizada pela predominância dos valores judaicos-cristãos no Ocidente. No entanto, especula-se sobre a iminência de uma nova era, desta vez, regida pelo signo de Aquário.

Há controvérsias sobre o marco inicial da era de Aquário, alguns acreditam que já tenha começado e outros que ocorrerá em um futuro próximo. No entanto, alguns sinais indicam a manifestação crescente das características associadas ao signo de Aquário, especialmente no campo religioso, mas também na comunicação e informação que se encontram exaltadas no signo.

A regência de Aquário impacta significativamente as instituições e movimentos de massa, uma vez que predomina neste signo a valorização da individualidade e a liberdade de expressão. Assim, a religião organizada em ritos estruturados e mediados por um sacerdote é substituída por uma visão de que é possível acessar Deus diretamente por meio da elevação da consciência. A divindade não é externa, está dentro do indivíduo e pode ser assimilada à medida em que a mente se expande para compreendê-la.

Desde o século XVIII, gradualmente se solidificou uma visão de mundo identificável, como uma alternativa teísmo judaico-cristão tradicional. Embora nenhum texto sagrado, organização central, membros, clero, centro geográfico ou credo una o movimento, ele é caracterizado por uma rede de fluxo livre de indivíduos que compartilham crenças e práticas semelhantes. O conhecimento disseminado em seminários, livros e internet ocupa o lugar de organizações e serviços religiosos, proclamando a nova consciência emergente.

A era astrológica de Aquário também é definida por uma mudança do paradigma vigente patriarcal (racional, cérebro esquerdo, física newtoniana) para um modelo feminino (intuitivo, cérebro direito, física quântica). Além disso, agrupa tendências ecléticas, tais como: monismo metafísico cósmico (self=mônada=Deus), panteísmo, aceitação da reencarnação, relativismo, negação do pecado, saúde holística, preocupações ecológicas, esoterismo, espiritismo e a expectativa de uma nova ordem mundial descentralizada e baseada na fraternidade universal.

E você, acredita que a Era de Aquário já começou ou ainda está por vir? Deixe sua opinião nos comentários.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s