Mercúrio retrógrado e daí?

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

O tema da retroação do planeta tem sido destacado com frequência na mídia e entre os admiradores da Astrologia.

Você sabe exatamente o que isso significa?

A Astrologia observa o céu a partir da Terra. Desse ponto de vista, em função das órbitas elípticas dos planetas, em alguns períodos, para o observador geocêntrico, o astro inverte a sua caminhada pelo zodíaco e, aparentemente, anda para trás.

Nos últimos anos, os períodos de Mercúrio retrógrado têm gerado burburinho, em parte pela ampla divulgação de alguns astrólogos. Entretanto, cabe perguntar por que o tema ganhou relevância?

Primeiro é preciso esclarecer que os demais astros, com exceção do Sol e da Lua, também ficam retrógrados e pouca gente liga para isso. Então por que Mercúrio retrógrado parece tão importante?

Mercúrio Retrógrado, os porquês

Porque Mercúrio, na Astrologia, rege a comunicação e considerando que atualmente vivemos na sociedade da informação, o tema assume maior relevância. Se a matriz social é constituída pela conexão com a informação, qualquer dificuldade de acesso ou perturbação neste fluxo gera preocupação e ansiedade.

Você consegue imaginar o seu dia-a-dia sem celular? Os chamados nativos digitais, que nasceram depois do advento da internet e comunicação móvel, dificilmente, mas mesmo a velha guarda que já se ambientou neste mundo, teria dificuldade.

De acordo com a Astrologia, estamos vivendo a Era de Aquário e o planeta Mercúrio se exalta neste signo, ou seja, atinge a sua potencialidade máxima. Então, esse pode ser um dos motivos para a valorização súbita da retroação mercurial.

Antes do desenvolvimento da tecnologia da informação e da comunicação móvel, o engajamento e a troca de mensagens enfrentavam uma série de barreiras, relacionadas a superação do tempo e espaço.

No tempo de Romeu e Julieta

Um exemplo de 1595, retirado da obra de Shakespeare, ilustra a situação. Se Romeu e Julieta tivessem celulares, a tragédia poderia ser evitada? Julieta tinha uma pobre ama coxa para levar as cartas para o seu amado e sonhava com a possibilidade de uma comunicação célere como o pensamento. Para saber mais, clique aqui.

Por fim, mais do que em qualquer outro momento histórico, algum tipo de pane na comunicação é algo relevante.

No entanto, a interpretação usual que pressagia ruídos de comunicação e recomenda evitar decisões importantes, é aplicável? A retroação do planeta ocorre 3 ou 4 vezes ao ano, tratando-se de um fenômeno corriqueiro, assim como as fases da lua.

Introspecção e Mercúrio Retrógrado

Considerando que Mercúrio, na mitologia greco-romana, exercia a função de mensageiro dos deuses e, que, na Astrologia, também está associado à capacidade intelectual do indivíduo, uma visão alternativa de compreensão do fenômeno de retroação, poderia ser: momentos favoráveis para reflexão interna, em contrapartida à emissão e interação com o meio.

O valor da introspecção, de meditar a respeito do significado das coisas e sentido da vida, muitas vezes, é negligenciado em virtude do apelo de interagir. Falamos sem pensar e absorvemos dados sem reflexão. Mercúrio retrógrado pode ser um momento de pausa e recolhimento em si mesmo. De repensar decisões, de reler contratos e rever posicionamentos. Assim, esse período em vez de transtorno, pode ser uma benção, iluminado novos caminhos na sua vida.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *